TRABALHO HÍBRIDO — Conhece todos os modelos que existem?

No mundo empresarial, não existe uma abordagem “ideal” ao trabalho híbrido. Cada empresa tem questões diferentes a ter em conta antes de decidir sobre um plano adequado.

Existem vários modelos diferentes no mundo do trabalho híbrido e do teletrabalho, no artigo de hoje distinguimos algumas. Primeiramente existem três categorias de modelos de trabalho híbridos a serem considerados: ambiente de trabalho, cronograma e divisão de colaboradores. Dependendo da base da empresa, podemos considerar uma dessas categorias como ponto de partida.

Cada modelo híbrido tem os seus pontos fortes e fracos. O que funciona para grandes empresas pode não funcionar para organizações mais pequenas e além disso, o mesmo modelo pode não ser benéfico para empresas do mesmo setor devido às diferentes culturas no local de trabalho.

Tendo por base as três categorias acima indicadas, podemos dividir os modelos de trabalho híbrido da seguinte forma:

AMBIENTE DE TRABALHO:

MODELOS À VONTADE E REMOTOS PRIMEIRO

O modelo à vontade e o modelo remoto primeiro são sinônimos. Ambos permitem que os colaboradores priorizem o trabalho remoto. No entanto, com essa configuração de trabalho, os funcionários ainda podem realizar o trabalho no local. Os espaços físicos de coworking e escritórios continuam disponíveis para os trabalhadores da empresa.

MODELO ESCRITÓRIO EM PRIMEIRO LUGAR

Semelhante aos modelos à vontade e remoto, todos os funcionários podem trabalhar em casa ou no escritório em um modelo de escritório em primeiro lugar. No entanto, o modelo office-first exige que os funcionários estejam mais presentes no escritório.

Como tal, o modelo office-first é muito mais fácil de implementar. Não precisará alterar protocolos ou configurar muitos ajustes digitais.  Só precisará ajustar algumas partes das suas políticas, como frequência ao escritório.

O modelo office-first funciona melhor para organizações cuja produtividade depende da colaboração.

CRONOGRAMA:

MODELO DE SEMANA DIVIDIDA

A primeira de duas opções de trabalho híbrido baseadas em agendamento é o modelo de semana dividida. Essa configuração funciona atribuindo dias especificamente para trabalho no local e trabalho remoto.

Por exemplo, um departamento pode trabalhar no escritório durante a primeira metade da semana. De seguida, pode designar outras equipas para estarem fisicamente nos dias restantes da semana. Desta forma, o escritório não ficará superlotado e as equipas ainda terão a oportunidade de se reagrupar e colaborar regularmente.  

MODELO SEMANA A SEMANA

Se acha que o modelo de semana dividida não é adequado para a sua empresa, experimente o modelo de semana a semana. Nesta configuração de trabalho, atribuirá semanas de trabalho quando grupos de colaboradores específicos precisarem estar fisicamente presentes no escritório. Então, eles podem passar as semanas seguintes a trabalhar a partir de casa.

DIVISÃO DE COLABORADORES:

MODELO DE TRABALHO HÍBRIDO DE EQUIPAS DESIGNADAS

Outra forma de realizar o modelo de trabalho híbrido é atribuir quais equipas devem trabalhar no escritório ou em casa. Essa configuração é melhor para organizações que exigem que funcionários específicos trabalhem no local.

 

Em suma no mundo de hoje, o trabalho híbrido parece ser a norma. Embora seja um tema amplo, parece ser o futuro da nossa vida profissional. Com vários modelos e adaptações, há uma forma de satisfazer tanto os empregadores como os empregados.

Na Lumidee Portugal, como especialistas na área da comunicação, sabemos que trabalhar a partir de casa pode ser difícil para alguns. Vejam algumas das nossas dicas úteis: 7 Dicas fundamentais para ser a estrela nas suas reuniões por videoconferência e conheça a nossa seleção de equipamentos para teletrabalho.